10 Curiosidades da Itália – Parte 2


10 curiosidades da Itália

O post das 10 curiosidades da Itália foi um sucesso. Por isso resolvi fazer a parte 2 e contar mais um pouquinho para vocês das coisas que descobri sobre a Itália e os italianos desde que me mudei para cá.

10 Curiosidades da Itália

1-  A saúde pública da Itália não é completamente gratuita

Tessera Sanitaria (Cartão de Saúde Italiano)
Tessera Sanitaria (Cartão de Saúde Italiano)

Diferente do que ocorre no Brasil, a saúde pública italiana não é gratuita. Na Itália funciona assim: todos os inscritos no sistema de saúde italiano possuem um médico de família, cujas consultas são gratuitas. Quando a pessoa está com algum problema de saúde (que não seja emergência. que aí tem que ir pro hospital), vai primeiro no médico de família, que faz o atendimento e, se o caso for simples, já prescreve o tratamento(com medicações e exames) e, se o caso for complexo, encaminha para o especialista. As consultas com especialistas e os exames especializados são pagos, e o valor varia de região. Certos exames custam o mesmo preço na rede pública e na privada, então muitos médicos pedem para fazer na rede privada por ser mais fácil agendar um horário. O valor pago é chamado de ticket sanitario.

Uma última informação sobre o sistema de saúde é que crianças até os 6 anos e idosos com mais de 65 anos são  isentos do ticket sanitario. Assim como pessoas de baixa renda.

2- Italianos adoram falar ao telefone

Italianos não se desgrudam de seus telefones nunca. Estão sempre falando com alguém enquanto caminham pela rua, esperam o transporte, fazem compras, enfim, sempre. E sempre resolvem tudo por telefone, Você manda um e-mail pedindo alguma informação, te respondem pedindo teu número de telefone para te passarem a informação. Tudo sempre por telefone.

3 – Criança pequena é  chamada de bimbo (menino) ou bimba (menina)

A gente aprende que criança em italiano é bambino(a) e chega aqui e ninguém as chama assim. Só bimbo e bimba. Com o tempo a gente se acostuma e eu já falo até em português que tenho uma bimba de 2 anos hehe.

4 – Escolinha Infantil é Asilo Nido

Particularmente, dessas 10 curiosidades da Itália, essa é a que eu acho mais fofinha. Aqui a escolinha infantil (creche), para crianças de 0 a 3 anos, é chamada de Asilo Nido que numa tradução ao pé da letra é asilo ninho. Após os 3 anos, as crianças passam a frequentar a Scuola dell’Infanzia (Jardim de Infância ou maternal) e aos 6 anos vão para a Escola Elementar.

5 – Existem máquinas de venda self-service para praticamente tudo

Eu sou super fã dessas máquinas de venda e achei fantástico ter maquininha pra vender de tudo pelas ruas. Tem de cigarros, preservativos, bilhetes de trem, chocolates e salgadinhos, bebidas, ovos, leite, queijo, medicamentos, etc.

6 – Cigarros e apetrechos são vendidos nos Tabacchi

Fonte: Wikipedia

Cigarros, apetrechos para fumo, passagens de transporte público, selos de imposto (Marca da bollo), recarga para celular, entre outras coisas são vendidas em lojinhas chamadas de Tabacchi, que são identificadas com essa placa da foto e são super características aqui da Itália. Dessas 10 curiosidades da Itália, esta é sem dúvida a mais tradicional delas. E também a mais útil.

7 – Banca de Jornal aqui se chama Edicola

Se você estiver procurando uma banca de jornal aqui na Itália, deve procurar pela edicola. Elas vendem jornais, revistas, brinquedinhos e algumas vendem também passagens para o transporte público (não são todas).

8 – Agosto é o mês das férias na Itália

Agosto é um mês praticamente de férias coletivas aqui na Itália. Não só aqui na Itália, como em toda a Europa, é a época das férias escolares. E é também o mês mais quente do ano e as cidades esvaziam, pois todo mundo vai para o mar ou para as montanhas. Esse esvaziamento acontece principalmente após o Ferragosto (15/08), que é o feriado que marca o início das férias de agosto. Tudo fica bem parado e vazio, e até Turim, que é uma cidade com quase 1 milhão de habitantes, fica parecendo uma cidade fantasma.

9 – A Itália é muito quente no verão

A Itália é muito quente no verão. Nós, brasileiros, costumamos pensar que estamos bem acostumados ao calor. E os italianos acham que nos somos muito acostumados ao calor. Porém o verão aqui é muito quente e, é bem comum, as temperaturas ultrapassarem os 36 º durante os dias do mês de agosto. É muito calor mesmo e o sol é muito forte. Além disso podem ocorrer as ondas de calor africano, que são correntes de ar que vem da África e que fazem tudo ficar ainda mais quente. Se está vindo pra Itália durante os meses de verão, não se esqueçam do protetor solar e de beber muita água.

10 -A TV estatal italiana é a RAI

10 curiosidades da Itália
Fonte: Wikipedia

Acho que quase todo mundo conhece o canal de televisão RAI, que faz parte da grade das tvs por assinatura no Brasil. A RAI é a tv estatal italiana e possui 18 canais (entre eles a RAI Internacional que podemos assistir no Brasil). Os canais da RAI são abertos, mas nada é completamente gratuito (muito pelo contrário). Para manter a tv estatal existe um imposto, conhecido aqui como Canone RAI , que todas as residências que possuem aparelho de televisão devem pagar anualmente. Desde 2016 ele é cobrado na conta de luz, e todas os titulares de um contrato de energia elétrica residencial deve pagá-lo.

E aí, gostaram de conhecer mais 10 curiosidades da Itália?

 

1 Trackback / Pingback

  1. Conheça o custo de Vida em Turim – InTurim

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*