10 curiosidades da Itália


A Itália é um país bastante diferente do Brasil. Após este tempo morando aqui, acho que já posso falar sobre algumas curiosidades da Itália que muitos gostarão de saber.

10 curiosidades da Itália

1- Italiano é super patriota

curiosidades da Itália

O italiano é bastante patriota e é bem comum ver bandeiras da Itália nas sacadas e janelas das casas e apartamentos. Além disso, eles valorizam muito os produtos italianos e não é raro estar escrito na embalagem, de maneira bem destacada, que o produto foi feito aqui.

2- Parabeniza-se no onomastico

Por aqui, o onomastico é até mais importante que o dia aniversário. Para quem não sabe (e eu não sabia até me mudar para cá), onomastico é o dia do santo com o seu nome. Então assim, se você se chama Fabiano o seu onomastico é no dia 20 de janeiro, que é o dia de São Fabiano.  E os italianos te parabenizarão no dia do santo com o seu nome. Para mim, das curiosidades da Itália, esta foi uma das que me surpreendeu.

3- Happy hour é apericena (ou aperitivo)

Happy hour por aqui sempre tem bebida e comidinhas. funciona assim: pelo preço de um drink você pode se servir de um buffet de comidas super variado (tem de queijinho com azeitona até massa com molhos). Em alguns lugares o drink vem acompanhado por pratos de salgadinhos, batatinhas chips ou amendoim. Aqui em Turim chama-se Apericena, que é aperitivo + cena (jantar), e no resto do país é só aperitivo.

4- Colocam fitas azuis/rosas nas portas quando nasce uma criança

Nessa lista de curiosidades da Itália, esta é a mais bonitinha pra mim. Quando nasce um bebê, os pais colocam na porta da casa (e até na porta do prédio) uma fita azul (menino) ou cor de rosa (menina) com o nome da criança, anunciando assim sua chegada ao mundo. São fitas como aquelas de embrulho de presente.

5- E quando casam uma fita branca na antena do carro

Italianos devem gostar muitos dessas fitas. Bom, se quando nascem colocam fitas na porta de casa, quando casam colocam uma fita branca no carro dos noivos (e do cortejo). Então, quando estiver aqui na Itália e vir uma fita branca dessas na antena de um carro, já sabe que teve casamento.

6- Comem brioche doce quando saem da balada

Nós brasileiros comemos cachorro quente ou xis depois da balada. E os italianos comem brioche (croissant) doce quando saem das festas. Pois é, mais uma das curiosidades da Itália bem pitoresca.

7- Cappuccino é bebida de café da manhã

curiosidades da Itália

Não se toma cappucino noutro momento a não ser no café da manhã. É quase um sacrilégio pedir um cappuccino após o almoço ou o jantar. E já vi italianos fazerem piada disso ou sentirem vergonha quando um amigo de outra nacionalidade pediu um cappuccino depois do almoço.

8- Nomes de personagens de desenhos clássicos da Disney possuem sua versão em italiano (mas nem todos)

Fonte:http://it.waltdisney.wikia.com/wiki/La_casa_di_Topolino

Aqui na Itália o Mickey é o Toppolino, o Pato Donald é o Paperino, a Margarida é a Paperina e o Pateta é o Pippo. em compensação, a Minnie e o Pluto não possuem seus nomes em italiano. Isso vem do nacionalismo do período fascista de Benito Mussolini.

9- O trânsito nas grandes cidades italianas é muito caótico

Muitos devem achar isso óbvio, mas dirigir em Roma ou Napoli é praticamente uma aventura. E ser um pedestre nessas cidades também. Em Roma eu sempre tenho um certo medo de atravessar a rua. E os italianos buzinam. Buzinam muito. O trânsito aqui é caótico e barulhento.

10 – Italianos compram água no supermercado

A água de torneira aqui na Itália é potável, porém é rica em calcário, o que pode causar problemas de saúde a longo prazo (cálculo renal). Por isso, os italianos compram fardos de garrafas de 1,5l de água no supermercado. Como não nascemos para carregar água, compramos uma jarra filtro alemã maravilhosa e baratinha, que filtra a água e facilita muito a vida.

Fonte:https://thinkyourwater.brita.it

E aí, gostaram de conhecer algumas das curiosidades da Itália que chamaram a minha atenção nesse tempo morando no país da bota?

 

 

1 Trackback / Pingback

  1. 10 Curiosidades da Itália - Parte 2 – InTurim

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*