25 de abril: Feriado da Festa da Libertação da Itália


Hoje, dia 25 de abril, é o feriado da Festa da Libertação da Itália. Também conhecido como aniversário da resistência, é o dia de comemorar o início do fim da dominação nazista na Itália durante a 2ª Guerra e também o fim do regime Fascista de Benito Mussolini.

A históra do 25 de abril

Com a aproximação das forças aliadas, no dia 25 de abril de 1945 o Comitê de Libertação Nacional Alta Itália (CLNAI) convocou a insurgência em todos os territórios italianos ocupados pelos nazifascistas.  Todas as forças partidárias da resistência italiana deviam atacar os fascistas e as guarnições nazistas. A chamada surtiu efeito e em 1º de maio de 1945 toda a Itália estava livre. Milão e Turim foram as cidades libertadas no dia 25 de abril.

A libertação da Itália colocou fim a 20 anos de ditadura e a 5 anos de guerra.  Em 22 de abril de 1946, por proposta de Alcide di Gasperi, o Rei Umberto II decretou a criação do feriado da festa della Liberazione. E desde então, todos os anos o dia 25 de abril é o dia do aniversário da Libertação da Itália.

Comemorações do 25 de Abril

No dia 25 de abril, os italianos saem às ruas para homenagear os líderes e soldados que lutaram pela demoracia. Cortejos cortam as ruas das cidades para depositar coroas de folhas nos monumentos, entre outras atividades e comemorações. Aqui em Turim, na noite de ontem, dia 24, houve uma vigília no centro da cidade e hoje durante todo o dia acontecerão homenagens, além dos cortejos.

A Itália não é o único país a comemorar o dia da Libertação. A Holanda comemora em em 05 de maio, a Noruega em 02 de maio e a Romênia em 23 de agosto. O dia da libertação não é a comemoração pelo fim da Guerra.

Turim possui um recorde bem triste ligado à 2ª Guerra: foi a primeira e também a cidade italiana mais bombardeada durante a grande guerra. Um pesadelo que durou do dia 12 de junho de 1940 até 05 de abril de 1945 para os torinenses.

Desejamos a todos uma boa terça-feira e para quem está na Itália: um bom feriado!

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*