9 dicas infalíveis para alugar um apartamento em Turim S01E03

Via Garibaldi
Vista da via Garibaldi

As dicas para alugar um apartamento em Turim:

Depois de toda a via crucis que foi procurar o apartamento (contada aquiaqui), dá pra resumir em 9 dicas infalíveis para alugar um apartamento em Turim. Vi que não ia ser tão simples assim alugar um apartamento para morar em Turim e que precisava de um plano. Contei com a ajuda dos meus anfitriões (e agora amigos) do Airbnb e com as informações de todos que ouvi aqui. Eles me deram boas dicas para tocar adiante.

Dica 1 – Turim é uma das cidades (se não A cidade) mais bela da Itália. Não menospreze a sua aparência.

Via Garibaldi
Vista da via Garibaldi

Turim é uma cidade linda, bem cuidada, esteticamente amável e apaixonante. Não dá para esquecer que essa cidade já foi a capital dá Itália e era a sede dos domínios da casa de Savóia, a linhagem real italiana. E é Itália gente, logo, não é incomum você se deparar com pessoas, digamos, sensíveis à sua aparência. Claro que você não precisa de um terno muito bem cortado ou um vestido de gala. Nas minhas últimas conversas, onde eu estava somente um pouco mais cuidadoso com a minha aparência, o pessoal já usava pronome de tratamento para falar comigo e dizia para eu deixar os documentos para depois. Obviamente, os proprietários confiam nos seus corretores e a boa opinião deles sobre você pode ser importante.

Dica 2 – Conheça o território.

Pegue um mapa da cidade e determine os lugares inviáveis. O transporte público aqui é muito bom e pode levá-lo para qualquer lugar de forma rápida. Eu utilizei critérios de tempo até o lugar onde curso meu mestrado e distância do centro. Usei também critérios de índice de criminalidade, (praticamente uma piada, mas enfim, o pessoal me dizia para evitar algumas áreas. Diziam; eles podem bater sua carteira, e isso para quem já foi levado como refém numa fuga de assalto é quase um carinho) densidade de transporte público e serviços (carsharing, ônibus, táxi, supermercados, restaurante, padaria, lavanderia, farmácia etc).

Dica 3 – Tenha claro seu objetivo.

alvo
Bem no alvo.

Metragem quadrada, número de quartos, andar, elevador, com ou sem sacada (aqui isto é importante para secar as roupas), valor do aluguel, valor do aquecimento (riscaldamento), valor da spese mensile (condomínio), tipo de aquecimento (riscaldamento autônomo, centralizado), refrescamento em caso de mansardas, portaria (para receber encomendas caso você não esteja presente), etc. Tudo isso é importante determinar quando o objetivo é achar seu apartamento em Turim.

Dica 4 – Onde Encontrar.

Eu utilizei os seguintes sites para achar um apartamento para alugar em Turim: www.idealista.itwww.immobiliare.itwww.casa.it e www.subito.it, fora os das imobiliárias mesmo. Normalmente você encontra um link para elas dentro dos sites acima.

Dica 5 – Entre em Contato.

Pedi ajuda aos meus amigos para fazer um texto em italiano para solicitar mais informações e coloquei meu telefone no e-mail. Sempre que eu achava algo legal, dentro ou quase dentro dos meus objetivos, mandava este texto. Assim a probabilidade de entrarem em contato comigo era maior, pois o telefone credibiliza a solicitação. Meu italiano não dava para uma conversa, mas você precisa somente dizer que quer visitar o apartamento e entender o dia e a hora. Se seu italiano não é bom, treine pelo menos esta parte do vocabulário.

Dica 6 – Metralhadora Giratória.

Meu esquema era visitar os apartamentos em Turim no atacado para escolher no varejo. A probabilidade não estava ao meu lado, logo precisava atingir massa crítica na quantidade para ter algum sucesso. Ou seja, como eu estava aqui praticamente só para isso, busquei fazer o máximo de visitas possível. Tive boas surpresas e algumas nem tanto. Não é a forma mais eficiente, mas os prós são maiores que os contras. Nesse meio tempo conheci muito bem a cidade e hoje em dia não há parte que não conheça da região central. É difícil eu passar por alguma rua que eu não tenha passado nesta época. Você consegue saber como o bairro funciona, os frequentadores, o movimento, o comercio local, o acesso por transportes, e até o mood do lugar.

Dica 7 – Não compre gato por lebre.

Existem algumas empresas que se dizem imobiliárias, mas somente tem um banco de dados de apartamentos em Turim e cobram pelo acesso a este banco. O valor deles é bem menor que o da imobiliária. Mas eles não te dão nenhuma garantia e você terá acesso a este banco por um ano. Eu já saquei na chegada que era roubada, pelas condições do negócio em si, mas muitas vezes como o valor é barato acaba parecendo que o risco vale a pena. Não foi o que eu fiquei sabendo do que me falaram por aqui.

Dica 8 – Old Way.

Placa de Aluga-se para um apartamento em Turim
Placa de Aluga-se para um apartamento em Turim

Outra dica que me deram foi achar uma região onde eu quisesse morar e procurasse por placas de affitasi (aluga-se). Não cheguei a testar pois estava tão atucanado procurando pelas imobiliárias e indo visitar os apartamentos em Turim que os cartazes passavam batidos. Depois que eu aluguei o apartamento comecei a vê-los em todos os lugares. O bom deste formato é que você aluga direto com o locador e economiza nas taxas.

Dicas 9 – Leia mais sobre o assunto.

Encontrei post no facebook com cuidados sobre alugar um apartamento em Turim, e com a autorização do Márcio publico aqui. Já tinha encontrado meu apartamento e talvez tivesse economizado algum tempo caso eu tivesse visto isso antes. Algumas coisas são bem parecidas com o que relatei, outras um pouco diferentes, mas é uma boa dar uma lida para saber melhor como a coisa funciona. É preciso entrar no grupo do face para ter acesso.

Espero que estas dicas ajudem você a encontrar um lugar para chamar de lar aqui em Turim sem ter que passar por muitos apertos. 🙂

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*