Alugar apartamento para morar em Turim – S01E01


Mapa de calor do meu primeiro mês em Turim
Mapa de calor do meu primeiro mês em Turim.

Como prometido, aqui vai meu post sobre como alugar um apartamento para morar em Turim.

Não quero aqui escrever um guia definitivo. A idéia é descrever como foi a minha experiência e mostrar algumas coisas que eu vi ou que funcionaram comigo. Quem quiser ajudar para dar mais dicas e contribuir com suas experiências, será muito bem vindo.

A primeira coisa que tenho que dizer é que para que tudo corra bem falar a língua italiana é essencial. E eu digo essencial mesmo. Usei o Memrise e tive aulas semanais junto com a Ni (obrigado tia Marie, tuas aulas me salvaram aqui!) para que pudéssemos nos virar na chegada.

Estatísticas da Missão

Aqui vão as estatísticas da missão de alugar apartamento para morar em Turim em um mês:

  • 160 km percorridos a pé;
  • 187 km percorridos de transporte público;
  • 58 solicitações de informações sobre apartamento;
  • 27 retornos recebidos;
  • 13 visitas;
  • 4 apartamentos selecionados;
  • 2 propostas;
  • 1 aceite.

Mapa de calor do meu primeiro mês em procurando apartamento para morar em Turim
Mapa de Calor do meu primeiro mês procurando apartamento para morar em Turim (Cortesia do Google Location History e do https://locationhistoryvisualizer.com)

Os maiores problemas para alugar um apartamento para morar em Turim

Um grande problema aqui na Itália (para o locador e também para o locatário, por tabela) é que a legislação determina uma série de garantias para os locatários, e os locadores podem facilmente ficar com seus imóveis bloqueados, sem um pagamento. Logo, eles tem muito cuidado com quem vai ser seu próximo inquilino.

Aí que entra a língua. Se você não souber se expressar eles provavelmente não entenderão o que você está dizendo e aqui você terá que convencê-los de sua idoneidade e capacidade de pagamento do aluguel. Por isso, aprenda Italiano. Gesticular como eles também pode ajudar. Não só ajuda como é tão comum que virou meme há uns meses atrás.

Siga o guia acima e tudo ficará bem. Ou quase tudo.

A primeira coisa para alugar um apartamento para morar em Turim é decidir como você vai convencê-los de que não vai dar a curva na hora de pagar o aluguel. No fim das contas, o que vai determinar o sucesso da empreitada é como o dono do imóvel verá você ou os documentos que você vai apresentar.

Quem tem trabalho na Itália já saí ganhando: o primeiro documento que eles pedem é a busta paga. Este é o documento que corresponde ao contra-cheque (ou holerite) no Brasil.

Exemplo de busta paga italiana necessária para alugar um apartamento em Turim.
Exemplo da tal busta paga, o holerite italiano, necessária para alugar um apartamento em Turim. Também não entendi lhufas.
No próximo post eu falo mais sobre como foi a minha primeira tentativa e já começo a dar algumas dicas sobre a missão quase impossível de alugar um apartamento para morar em Turim.

1 Trackback / Pingback

  1. 9 dicas infalíveis para alugar um apartamento em Turim S01E03 – In Turim

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*