As 3 Galerias de Turim: as charmosas passagens cobertas da capital do Piemonte


Quem já foi a Paris, possivelmente entrou em alguma passagem e se encantou. Essas passagens são como ruas cobertas com telhas de vidro no meio dos prédios de um quarteirão. Possuem normalmente lojinhas, cafés e restaurantes. Turim possui 3 dessas encantadoras passagens, aqui chamadas de gallerias: a Galleria Subalpina, a Galleria San Federico e a Galleria Umberto I.

Galleria Subaplina

Galerias de Turim

Localizada entre a Piazza Carlo Alberto e a Piazza Castello, é a mais central das 3 passagens. Construída no final do século XIX, seu nome completo é Galleria dell’Industria Subalpina, e é chamada assim pois quem financiou a construção da passagem foi o Banco de mesmo nome.  Abriga lojas como uma ótica e uma livraria, o Cinema Romano e o Baratti & Milano. É uma belíssima galeria, com um jardim no meio, muito inspirada nas passagens parisienses. É um dos símbolos de Turim.

Galleria San Federico

Galerias de Turim

Para mim, a mais bonita das três passagens. E também foi a primeira que conheci quando aqui cheguei. Plantada ao lado da Piazza San Carlo, é uma galeria em formato de “T”, com entradas na Via Roma, Via Bertola e Via Santa Tereza. Construída nos anos 1930 para ser um centro comercial, abriga alguns cafés, lojas e o Cinema Lux, um dos mais antigos da cidade. A primeira sede do Jornal La Stampa foi na Galleria San Federico.

Galleria Umberto I

fonte: Wikipedia

Localizada na Piazza della Reppublica, pertinho do mercado de Porta Palazzo, das 3 galerias de Turim esta é, para mim, a menos bonita. Porém é riquíssima em história. Antes de ser uma passagem, ali foi a sede do Hospital Mauriziano, de 1575 até metade do século XIX. A Galeria Umberto I ficou pronta em 1889, sua planta é em formato de cruz e foi projetada para ser o maior centro comercial da Turim da época. Hoje abriga algumas lojas e cafés.

Onde ficam as 3 Galerias de Turim

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*