Bicerin: a bebida não alcoólica típica de Turim


Bicerin

Aqui em Turim estamos no início da primavera mas o frio segue por aqui. Não dá para dizer que está assim um frio de renguear cusco, mas o tempo está friozinho e chuvoso por esses dias. E com esse tempinho mais ou menos, precisamos nos esquentar por fora e por dentro. E para ficar bem quentinho por dentro, nada melhor, aqui em Turim, do que um Bicerin.

Bicerin

História

O Bicerin é a bebida não alcoólica típica de Turim. Feito com café quente, chocolate meio amargo  e creme de leite, é a bebida tradicional pelos cafés da cidade, mas acredita-se que a bebida nasceu no século 18 no Café de mesmo nome, o Al Bicerin. O Café merece um artigo só dele, mas para ver a importância dele para a história de Turim, foi fundado em 1763 e o Conde de Cavour era um frequentador do local.

A receita original, com as quantidades certas de cada ingrediente, é um segredo guardado a 7 chaves pela staff do Al Bicerin, mas variações da bebida fazem parte do cardápio de todo café de Turim. Alguns fazem com chantilly, mas o certo mesmo é com creme de leite.O sabor é de um chocolate quente amarguinho, muito gostoso e que te dá aquele abraço por dentro nos dias frios, sabe?! E por ser tradicional, vale pedir também em dias mais quentes, é imperdível.

Falando em tradicionalidade, em 2001 o Bicerin recebeu o título de “Bevanda della tradizione Piemontese”, ou seja, passou a ser oficialmente uma das bebidas típicas da Região do Piemonte. Ah, e nos supermercados você encontra, no setor de bebidas, uma garrafa de Bicerin, mas é só um licor de gianduia, não é o bicerin tradicional.

 

 

 

 

1 Trackback / Pingback

  1. O que fazer em Turim: 10 Motivos para incluí-la no seu roteiro pela Itália – In Turim

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*