Carteira de identidade italiana em Turim: como fazer.


Carta de identità Elettronica ou Carteira de Identidade Italiana eletronica.
Carta de identità Elettronica ou Carteira de Identidade Italiana eletronica.
Carta de identità Elettronica ou Carteira de Identidade Italiana eletrônica. Meramente ilustrativa. Fonte: https://it.m.wikipedia.org/wiki/Carta_d%27identità_elettronica_italiana va
Carta de identità Elettronica ou Carteira de Identidade Italiana eletrônica. Meramente ilustrativa. Fonte: https://it.m.wikipedia.org/wiki/Carta_d%27identità_elettronica_italiana .

Hoje vou contar aqui como foi a burocracia para conseguir minha carteira de identidade italiana. Como eu já sou cidadão italiano faz tempo, já tinha o passaporte, codice fiscale e a residência, foi relativamente tranquilo. Mas tranquilo, aqui, não quer dizer fácil. Ainda tem muita burocracia.

A minha primeira dica é: não pense que conseguirá fazer tudo numa única tentativa. Salvo raríssimas exceções, você sempre vai descobrir que agora é diferente, falta uma taxa nova, faltou um documento, faltou um dado do documento, o horário de atendimento é outro, a atendente não veio, o lugar não era aquele e assim por diante. Talvez este seja o motivo dos italianos tão incazzatos (enraivecidos). Tudo aqui tem um pingo a mais de dificuldade. Mas no fim, funciona. E melhor do que no Brasil, na minha humilde opinião.

Então, depois de colocar a paciência em dia, vá ao site do comune de Turim para verificar o que você precisa fazer para solicitar a sua carteira de identidade italiana.

Existem dois tipos de carteiras de identidade, segue a primeira:

Carteira de Identidade Italiana de Papel

Uma é a carteira de identidade italiana de papel, sem plastificação, monstra de grande, mas que fica pronta na hora e custa menos, 5,00 €. Para quem tem pressa, sugiro essa.

Carta de identità ou Carteira de Identidade Italiana.
Carta de identità ou Carteira de Identidade Italiana de papel.

Carteira de Identidade Italiana Eletrônica

No meu caso, como solicitei a Carta de Identità Elettronica foi necessário ir ao site do Ministero dell’Interno, na seção de agendamento para a carteira de identidade italiana eletrônica.

Se você ainda não tiver o login, registre-se e termine o cadastro. Ele dará o link para você agendar o dia e horário para comparecer na anagrafe e solicitar a carteira de identidade italiana eletrônica.

Você receberá um comprovante de agendamento com todos os dados por e-mail, parecido com este aqui:

Comprovante de marcação de horário para solicitação de carteira de identidade italiana eletrônica.
Comprovante de marcação de horário para solicitação de carteira de identidade italiana eletrônica.

O atendimento na Anagrafe Central

Acabei chegando na anagrafe quase no fim do expediente. Meu horário era às 14:45 e a anagrafe fechava às 15, então fui correndo pegar uma senha para ser atendido.

Sentei confortavelmente e quando chegou a minha vez, a pessoa que me atendeu disse que eu deveria ter ido em outro guichê. Essa informação não aparecia em nenhum outro lugar (eu pelo menos tentei achar depois mas não consegui). Então a segunda dica é: vá direto até o guichê (ou em italiano sportello) 13. Sim, isso não é uma piada. É 13 mesmo.

Isso fez com que eu tivesse que voltar no dia seguinte, num calor infernal, para terminar o processo.

Você vai precisar de 22,21 € (em dinheiro, de preferência trocado) para solicitar a carteira de identidade italiana eletrônica e de 1 foto de tamanho de carteira de identidade (perto da anagrafe tem uma cabine para tirar estas fotos, é super tranquilo). Abaixo o mapa de onde ficam a anagrafe e a cabine.

Mapa da anágrafe central e da cabine de foto.
Mapa da anágrafe central e da cabine de foto.

Depois disso, tudo certo. A minha carteira chegou sã e salva pelo correio com as instruções para eu terminar o registro e receber o resto do codigo PIN. Para finalizar, aqui vão algumas vantagens de ter a carteira de identidade italiana eletrônica:

  1. O documento foi prontamente aceito sempre que precisei usar;
  2. Ela vai ser necessária para garantir a identidade do utilizador nos serviços públicos que utilizarem esta forma de identificação;
  3. Não preciso mais andar com o trambolho que é o passaporte;
  4. Ele contém meu códice fiscale, o que me permite abrir contas em bancos e etc com mais facilidade, já que o codice fiscale está impresso na minha carteira de identidade italiana.
  5. Posso me mover pelos países da União Européia (espaço Schengen) usando apenas a identidade;

3 Comentários

  1. Oi! Pode me ajudar? Você sabe quanto tempo demora pro passaporte ficar pronto? E se consigo alguma taxa pra adiantar?
    Vou fazê-lo dia 8, e tenho uma viagem marcada no dia 20! Muito obrigada!

  2. Então também possuo a carteira de papel!

    Porém não moro mais na Itália, estou morando em Londres.

    Eu poderia solicitar ou teria que estar morando?

    • Olá Gustavo!
      Para fazer a ID eletronica é preciso ser residente na Itália. De qualquer maneira, procure o consulado italiano em Londres para ver se eles fazem a tria da de papel pela eletronica.
      Obrigada pelo contato!

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*