Como chegar em Turim


Como chegar em Turim

Já deveríamos ter escrito este post há meses, mas tínhamos (e temos) tanta coisa interessante para contar que fomos deixando este assunto de lado. Mas finalmente aqui está: como chegar em Turim.

Como vocês sabem, Turim fica no norte da Itália, mais precisamente na região do Piemonte. É a capital italiana mais próxima da França (e também a mais francesa delas).

Chegar em Turim de avião

Turim possui seu próprio aeroporto: Aeroporto de Turim – Caselle. Neste aeroporto não chegam vôos diretos do Brasil, mas você pode chegar aqui por conexões em outros aeroportos. Ou então, é possível vir de outras cidades da Itália e da Europa com vôos diretos para Caselle. Na verdade o aeroporto não fica exatamente em Turim, mas na Província e dista 17 km daqui.

Se você chegar por Caselle, existem 4 maneiras de chegar ao centro da cidade: carro, táxi, trem e ônibus. Exstem várias locadoras de carros no aeroporto e para chegar ao centro basta usar um GPS.

Na saída do saguão de desembarque do aeroporto, tem um ponto de táxi. A corrida de/pra o centro custa entre 30 e 50 euros.

Há uma estação de trem a alguns metros do terminal de desembarque e ali é possível pegar um trem até a Estação Dora (e dali acessar o centro por ônibus, tram ou metrô). A viagem custa 3 euros e leva 19 minutos. Para saber mais: GTT – Aeroporto.

A empresa de ônibus Sadem tem uma linha regular entre o centro da cidade e o aeroporto de Turim. A tarifa custa 6,50 euros, tem ônibus o dia todo e te deixa bem no centro da cidade. Para mais informações clique aqui.

Chegar em Turim de Trem

É, sem dúvida, a melhor opção para se chegar a Turim. A estação de trem principal de Turim é Porta Nuova. Localizada no centro da cidade, possui uma grande variedade de lojas, lanchonetes e restaurantes. Caminhando de Porta Nuova é possível chegar em poucos minutos à Piazza San CarloPiazza Castello ou ao Museu Egípcio. Isso sem falar que da estação é possível ir de ônibus, tram ou taxi para outros pontos da cidade.

Turim está a 1 hora de trem de alta velocidade de Milão e a 4 horas de Roma. As empresas Trenitalia e Italo fazem a ligação do restante da Itália a Turim e vice-versa. É possível, também, ir para Paris partindo de Turim de trem. A empresa que faz a viagem é a francesa SNCF.

Chegar em Turim de Carro

Para quem vem a turismo, o carro não é a melhor opção. Como o transporte público de Turim é bastante eficaz, para quem vai apenas visitar a cidade, o carro não se faz necessário. É difícil encontrar vaga para estacionar na região central, e quando encontra tem que se levar em conta o preço do parquímetro (que é por hora). Existem, também, os estacionamentos pagos, que são mais caros que os parquímetros. Porém, se você pretende visitar também outras cidades menores aqui perto, o carro é uma excelente opção.

Não falarei sobre rotas pois hoje em dia todo mundo usa seu próprio navegador. A dica que eu dou é alugar o carro ainda no Brasil, com alguma antecedência, para garantir um bom preço.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*