Estudar na Itália é um sonho para muitas pessoas e estudar em Turim é estudar nas insitituições mais prestigiadas da Itália. O sistema de ensino aqui é tradicionalmente criativo e me lembro de sempre ver algum italiano metido em alguma pesquisa importante nas áreas nas quais acompanho estudos

O ensino na Itália é um dos mais desenvolvidos (e antigos) do mundo ocidental. Bolonha, por exemplo tem a Universidade em operação contínua mais antiga do mundo. Por aí já dá para ver como eles levam isso à sério aqui, e as instituições de ensino de Turim não fogem à regra.

Depois de muitas perguntas de nossos leitores sobre o tema, resolvi escrever sobre como é estudar em Turim e dar algumas informações sobre o assunto.

Clique aqui para reservar seu hotel em Turim.

Por Que Decidi Estudar em Turim?

Meu objetivo ao estudar na Europa era adicionar valor ao meu trabalho, me liberando para que eu pudesse também acompanhar mais de perto o crescimento da Olívia e participar da vida dela.

Como pai, sempre achei que a nossa responsabilidade é fazer o máximo para oferecer as melhores oportunidades para nossos filhos (pelo menos eu vejo assim). Para isso, muitas vezes temos que sacrificar o tempo com eles em troca daquilo que vai proporcionar estas escolhas à eles: grana.

Entretanto, quem disse que não é possível ter as duas coisas? Esse equilíbrio era o que eu estava buscando: me especializar em algo que me permitisse trabalhar remotamente e me desse mais liberdade de escolher onde ia viver, como organizar minha agenda, atualizar meu mindset e valorizar a minha hora de trabalho. Consequentemente, teria mais tempo com a minha filha e o resto da minha família. Estudar na Itália me parecia a melhor saída.

Estava procurando um Master específico na área em que dava aula e em que sempre trabalhei: Comunicação Digital e Design. Sempre adorei Marketing Digital, Midias Sociais, projetos digitais especiais malucos, Realidade Aumentada, Mista e Realidade Virtual, Design de Interação, Design de Experiência de Usuário… enfim, tecnologia e comunicação sempre foram coisas que me encantaram.

Itália é reconhecidamente um país onde o design tem história. E já que eu tinha a cidadania italiana reconhecida, achei que isso poderia facilitar as coisas. Cheguei a pensar em um curso em Veneza, mas não era muito a minha área.

A Minha Experiência

Porta de Entrada da Instituto de Arte Aplicada e Design - IAADPorta de Entrada do Instituto de Arte Aplicada e Design - IAAD - se você gosta de Comunicação e Design de Transportes, é um ótimo lugar para estudar em Turim.
Porta de Entrada da Instituto de Arte Aplicada e Design – IAADPorta de Entrada do Instituto de Arte Aplicada e Design – IAAD – se você gosta de Comunicação e Design de Transportes, é um ótimo lugar para estudar em Turim.

Procurando bastante na internet e vários indexadores, escolas e listas de Masters, entrei em um site que oferecia uma infinidade de opções, o Masterstudies.com. Lá encontrei o IAAD e o curso de New Media Communication and Interaction Design. Li bem o material e me candidatei.

Eles solicitaram um portfólio, um curriculum e uma motivation letter. Em 20 dias eles me retornaram com a resposta positiva, e então pude começar a arrumar as minhas coisas.

Colegas espetaculares, professores de primeira linha (todos com trabalhos mundialmente reconhecidos e atuantes no mercado em grandes empresas: Cosmopolitan, Iren, a própria prefeitura de Turim, Projetos de Jogos com inteligência artificial super avançada, pessoal do centro de User Experience da Fiat, mobile com Itália Telecom – a Tim – entre outros) e curso todo em inglês.

No final, fiz a maioria das minhas apresentações de tese em italiano mesmo (ou no arremedo de italiano que eu falo, melhor dizendo) e fiquei com nota máxima: 110/110.

Foi uma jornada extenuante, mas não tenho do que reclamar. Posso dizer que este ano me ensinou o que demoraria 5, em condições normais de temperatura e pressão.Não há melhor aprendizado do que estar em situações extremas. Saí dessa com uma certeza: guerreiros são forjados à fogo.

Sugiro a todos que contem com condições necessárias que façam uma dessas: testem seus limites. Só assim descobrimos o quão longe podemos chegar.

Por que estudar em Turim?

Depois da saída da fábrica da FIAT de Turim e da crise em geral na Itália, a cidade resolveu investir em tornar-se um pólo cultural e estudantil.
Aberta aberta, livre e energética, a encantadora Turim inacreditavelmente está fora dos roteiros turísticos e isso me deixou muito curioso para saber como seria estudar lá, além de ser o lugar perfeito para levar a Ni e a Olívia comigo e iniciar nossa trajetória de expats.

Para comprar um seguro viagem, com o melhor preço e ainda ganhar 5% de desconto, clique aqui;

Onde estudar em Turim:

Em termos de Arte, Turim tem duas universidades que constam nos mais altos rankings: a Accademia Albertina ,que foi fundada em na primeira metade de do século XVII e tem esse nome em razão da sua “refundação” por Carlo Alberto di Savoia em 1833, e o Conservatório Giuseppe Verdi.

Sala de Concertos do Conservatório de Musica Giuseppe Verdi, se você gosta de música, é o melhor lugar para estudar em Turim. - By Anonymous (webast) [Public domain], via Wikimedia Commons.
Sala de Concertos do Conservatório de Musica Giuseppe Verdi, se você gosta de música, é o melhor lugar para estudar em Turim. – By Anonymous (webast) [Public domain], via Wikimedia Commons.
Turim também conta com a melhor universidade de engenharia da Itália: o Instituto Politécnico de Turim.

Além disso, conta com a Universitá degli Dtudi di Torino, com data de fundação em 1404, onde Erasmo da Rotterdam, conhecido por dar nome ao programa Erasmus, foi laureado em teologia em 1506 e que hoje conta com quase 75.000 alunos, com 67 cursos de láurea trienal e 75 de láurea magistral (mais informações sobre o sistema de formação italiano aqui, em inglês).

Vista aérea do Campus Luigi Einaudi situado ao longo da margem do rio Dora na antiga área industrial da Italgás, se você retende aprender engenharia, é um ótimo lugar para estudar em Turim, com a melhor engenharia da Itália.
Vista aérea do Campus Luigi Einaudi situado ao longo da margem do rio Dora na antiga área industrial da Italgás, se você retende aprender engenharia, é um ótimo lugar para estudar em Turim, com a melhor engenharia da Itália.

Outros estabelecimentos de ensino bem conhecidos que tem uma de suas sedes em Turim são a escola de negócios mais antiga do mundo a ESCP Europe, uma importante Faculdade de Psicologia e a Universidade de Ciências Gastronômicas, no Langhe, perto da região onde nasceu o movimento “Slow Food”.

E obviamente não posso esquecer do IED, Instituto Europeu de Design e do IAAD, Instituto de Arte Aplicada e Design, onde cursei o meu Master.

Para quem quiser mais informações tem um site muito interessante: www.studytorino.com, onde você encontrará várias dicas e mais informações sobre estudar em Turim (em inglês).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.