Juventus Football Club: A gigante de Turim


Aqui em casa, tanto o Fabiano quanto eu, gostamos de futebol. Eu sou são paulina e ele colorado. Com a mudança para Turim, surgiu uma certa dificuldade em acompanharmos os campeonatos no Brasil. Por isso, estamos em fase de escolher para qual time de Turim torceremos e estamos com uma forte tendência a escolher a Juventus.

Escudo Juventus (Fonte: Wikipedia

A Juve (Iuve, pois não há J no alfabeto italiano), é no momento o maior time da Itália. No dia 17/05, conquistou o Campeonato Italiano 2016/2017  pela 6ª vez. E no dia 21/05, contra a Lazio, ganhou a Copa da Itália. Falta apenas um título para a conquista da inédita Tríplice Coroa: campeão da Champions League. Pois é, o time de Turim está a um passo do título, pois disputará no dia 03 de junho próximo a final da Champions contra o Real Madrid.

Entenderam o porquê da tendência de torcermos para a Juventus?! Se conquistar a tríplice coroa no próximo sábado, o time alvi-negro de Turim não será apenas o maior time italiano, mas também da Europa (ao menos nessa temporada). O único time italiano que já ganhou a Tríplice Coroa foi a Inter de Milão, em 2010, comandada pelo técnico Mourinho.

Os títulos da equipe refletem o bom futebol jogado. E a equipe de Gigi Buffon, Higuaín e Daniel Alves está dando um passeio de bola nesta temporada.

História da Juventus

A Juventus, também conhecida como Juve, “A Velha Senhora” ou a Zebra, foi fundada em 1º de novembro de 1897 por alunos do Liceo Massimo D´Azeglio de Turim. Em 1900 disputou seu primeiro campeonato italiano, ganhando seu 1º título em 1905. No início as cores do uniforme da equipe eram rosa e preto e só em 1905 foi que adotaram as cores atuais.

As duas primeiras décadas do século XX foram complicadas para A Velha Senhora. Em 1906, por causa de brigas, o então presidente do clube, Alfredo Dick, junto com jogadores importantes deixaram a Juventus e fundaram a Torino. Somente em 1923, quando Edoardo Agnelli, dono da FIAT, assumiu a presidência do clube que a situação melhorou. A Juventus voltou a ganhar o campeonato italiano em 1925 e na década de 1930 foi pentacampeã italiana (1930 a 1935).

A década de 1940 foi dominada pelo Grande Torino, e a Juventus só voltou a ganhar o campeonato italiano após a Tragédia de Superga, na temporada 1949/50. Conquistou o bicampeonato na temporada 1950/51 e com isso ganhou a Golden Star for Sport Excellence por ter conquistado 10 campeonatos e passou a usar a estrela dourada no uniforme. Nas décadas seguintes o time sempre esteve entre os maiores da Itália e da Europa.

Da vitória à Série B

A segunda metade da década de 1990, sob o comando de Marcello Lippi, foi vitoriosa para a Juventus. Ganhou a Liga dos Campeões na temporada 1995/96. Foi bicampeão italiano nas temporadas 1996/97 e 1997/98, além de ganhar a Supercopa Européia e a Copa Intercontinental de 1996. A era Lippi foi muito produtiva para a Juventus e durou até 2004, quando o treinador passou a liderar a seleção italiana.

Em 2006 a Juventus se viu envolvida num escândalo de manipulação dos resultados dos jogos da Série A do campeonato italiano e foi rebaixada pela primeira vez em sua história para a série B, onde ficou por uma temporada, retornando à série A na temporada 2007/08.

Fase de Glória e Hexacampeonato

A Juventus vem, desde 2011, vivendo temporadas de glória e vitória. Como dito no início deste artigo, nesta temporada 2016/17, a Velha Senhora ganhou o 6º campeonato italiano consecutivo, conquistou a copa da Itália e e está na final da Champions League. Pode-se dizer que o alvi-negro de Turim está a um passo apenas da Tríplice Coroa italiana.

Final da Champions League 2016/17

A final da Copa dos Campeões será no dia 03 de junho de 2017, sábado, às 20:45 (horário local, 15:45 no Brasil) em Cardiff, capital do País de Galles.

Estádio da Juventus

O estádio da Juventus foi inaugurado em 2011 e possui o 2º museu mais visitado de Turim. Uma ótima opção para chegar ao estádio é pegar o Linha C do Turim Hop-On Hop-Off Bus Tour por apenas 10 euros e o bilhete vale por 24 horas.

Fonte Imagem de Destaque: Site Oficial da Juventus

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*