O Museu do Automóvel de Turim

Um dos lugares mais legais de Turim é o Museu do Automóvel de Turim (Museo dell’Automobile di Torino ou ainda Museu Nacional do Automóvel Adv. Giovanni Agnelli, ufa!).

Acho que depois do Pólo Real de Turim (que visitei duas vezes), foi o museu ao qual eu dediquei mais tempo (eu passaria dias dentro de um museu se houvesse material suficiente para ver, ler e ouvir).

O Museu do Automóvel de Turim passou por uma reforma em 2014 e hoje conta com inúmeros recursos multimídia que farão você perder a noção do tempo e que, para crianças um pouco maiores que a Olívia, serão pura diversão.

Por isso, o Museu do Automóvel de Turim entra no meu hall de museus que devem ser visitados pelo menos uma vez na vida. Vale tanto a pena que, se você quiser conhecer Turim, ele pode servir de desculpa para dar uma escapadinha e fugir do óbvio de Roma e Milão.

Turim e a indústria automobilística

Turim é a capital do automóvel na Itália. Berço da FIAT (Fabbrica Italiana Automobili Torino), a história de Turim se confunde com a história da indústria automobilística na Itália e no Mundo.

A história da indústria deu um salto quando o automóvel começou a ser produzido em série (é só lembrar de Ford, que aplicou os princípios da administração científica de Taylor para produzir seus carros com eficiência) e é possível ver como as coisas passaram de algo praticamente artesanal para um centro onde ciência, design, engenharia e marketing se juntaram para criar o que hoje é um dos maiores setores industriais do mundo.

E nenhum lugar melhor do que Turim para abrigar um museu do automóvel, com uma das mais interessantes e raras coleções de carros do mundo, com mais de 200 veículos originais, de mais de 80 diferentes fabricantes. Contar esta história daria um post, ou quem sabe até um livro.

Este relacionamento entre Turim, a Itália como um todo e a Indústria automobilística é riquíssimo e se confunde até mesmo com a reestruturação econômica da Itália no pós-guerra e com a história do design em si.

História do Museu

O museu do automóvel foi proposto pela primeira em 1932, ideia do presidente do primeiro Clube do Automóvel de Turim e um dos fundadores da FIAT,  Roberto Biscaretti di Ruffia e o avogado Cesare Goria Gatti.

Em 1933 uma mostra foi organizada em Milão para medir o interesse no projeto. Após o sucesso da mostra, no mesmo ano Benito Mussolini aprova sua fundação, depois da deliberação do comune de Turim.

O Museu do Automóvel de Turim trocou de lugar várias vezes, pelas mais diferentes razões. Em 1955 a Associação de construtores se interessou pelo museu e decidiu construir a sua nova sede à margem esquerda do Pó, em um terreno do comune de Turim. Em 1960 foi solenemente entregue ao público.

Uma reestruturação iniciou-se em 2007 e acabou com a reabertura em 2011, entregando um museu com várias modificações estéticas, estruturais e tecnológicas, num novo percurso muito mais interativo.

O que ver no Museu do Automóvel de Turim

O Museu do Automóvel de Turim tem mais de 19.000 metros quadrados, e é um ponto de encontro de vários interesses. Por isso digo, sem dúvida, que é um dos lugares que até as pessoas mais exigentes vão gostar de visitar.

Não importa sua profissão, seu gênero, sua idade ou religião: você se verá neste museu. Já que a história do automóvel se mistura com a história e a evolução da sociedade como um todo.

O carro e o século XX

O percurso começa no segundo andar na sala de nome de Genese, onde estão expostas as ideias embrionárias de máquinas movimento sem a necessidade de tração animal.

A primeira peça do Museu do Automóvel de Turim é uma reconstrução do carro automóvel de Leonardo da Vinci de 1478, seguida do automóvel solar Phoenix II Solare e uma reconstrução do francês Carro de Cugnôt de 1769.

Reconstrução do carro automóvel de Leonardo da Vinci de 1478 no Museu do Automóvel de Turim.
Reconstrução do carro automóvel de Leonardo da Vinci de 1478 no Museu do Automóvel de Turim
Carro Solar Phoenix II Solare em exposição no Museu do Automóvel de Turim.
Carro Solar Phoenix II Solare de 1987 projetado pelo engenheiro Andrea Pesares em exposição no Museu do Automóvel de Turim.

Não vou entregar toda a rapadura aqui, mas vocês podem ter numa ideia do que ainda resta ver pelo nome das salas: “Os cavalos tornam-se fantasmas”, “À toda velocidade”, “A grande garagem do futuro” (uma “oficina” com vários carros do final de 1800/inicio 1900). E estas são só as primeiras.

Esta parte do percurso é dedicada à história do automobilismo, com muitos detalhes interessantes, curiosidades e um cuidado especial em mostrar a evolução desta paixão mundial.

O Homem e o Carro

Nesta parte do percurso é mostrada toda a relação entre o homem e esta máquina maravilhosa que traçou parte do destino da humanidade.

Ela começa com um impressionante mapa de Turim estampado no chão, com cada estabelecimento automotivo da cidade, a Mole Antonelliana ao fundo e um cinquecento vermelho ao fundo.

Mapa dos estabelecimentos relacionados a automóveis em Turim.
Parte do mapa dos estabelecimentos relacionados a automóveis na antiga Turim.

Além disso, neste primeiro andar é possível conhecer mais sobre o que existe sob o carro: motor, rodas e tudo aquilo que faz parte dele.

A produção em seus detalhes e toda a sua complexidade, a publicidade dos automóveis desde o seu início até os dias atuais, uma linha de montagem estilizada (a Olívia adorou andar num trenzinho que simula a linha de montagem e ver um cinquecento feito de miniaturas com um braço robótico).

Também é parte da exposição como os aspectos sociais tiveram que se adaptar para controlar e ordenar a utilização do carro (leis de trânsito, por exemplo), e então, a parte mais excitante para mim, uma galeria com imagens de corpo inteiro de vários dos grandes pilotos de todos os tempos (incluindo o Senna e a sua lendário Lotus), caindo numa pista de corrida com vários modelos de carros de corrida antigos. É de tirar o fôlego.

Carros e Design

No andar térreo dá pra  entender como a criatividade influencia no processo produtivo deste ícone que é o automóvel, onde a emoção, a beleza e o ronco dos motores se misturam de maneira tão equilibrada, mas que foi fundamental para que se tornasse um sonho de consumo.

Fiat Turbina
O excêntrico Fiat Turbina de 1954 no Museu do Automóvel de Turim.

Aqui você encontra exemplares das máquinas mais belas do mundo, de vários fabricantes, depoimentos de vários dos maiores designers de carros do mundo explicando os desafios para criá-los e como o carro foi se adaptando ao homem neste processo, melhorando cada vez mais a experiência de dirigir.

Centro de Documentação

O Museu do Automóvel de Turim ainda conta com um centro de documentação, com uma biblioteca de mais de 6.000 volumes e um arquivo de mais de 10.000 itens, com mais de 25.000 fotografias, que é considerada a essência do museu.

Open Garage

Uma garagem utilizada pelo Museu do Automóvel de Turim para manutenção dos veículos, onde eles ficam enquanto estão em trabalho de restauro ou avaliação de novas aquisições do museu. Não consegui ver esta parte pois ela estava fechada no dia, mas você pode checar a possibilidade de visitação.

O Museu do Automóvel de Turim ainda conta com um átrio central com cafetaria/restaurante e uma livraria, onde é possível adquirir livros sobre os assuntos abordados no museu e souvenirs, um centro de conferências e um espaço para mostras temporárias.

Quer fazer um tour guiado pelo Museu do Automóvel de Turim? Entrada e Tour Guiado pelo Museu Nacional do Automóvel de Turim

Informações práticas:

Horários:

Segunda: aberto das 10.00 às 14.00 (fechado à tarde);
Terça: aberto das 14:00 às 19:00 (fechado de manhã);
Quarta, Quinta e Domingo: aberto das 10:00 às 19:00;
Sexta e Sábado: aberto das 10:00 às 21:00.

Lembrando que o acesso ao museu é permitido até pelo menos uma hora antes do horário de fechamento.

Preços da entrada:

Inteira: 12€
reduzida: 8€ (maiores de 65; crianças de 6 à 14; grupos de mais 15 pessoas; pessoas com deficiência; estudantes universitários. Crianças até 6 anos não pagam.

Para outras gratuidades ou reduções: http://www.museoauto.it/website/en/info/orari-e-costi

Mapa:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.