Nossa Primeira Páscoa em Turim


Páscoa em Turim

Essa foi a nossa primeira Páscoa em Turim e também foi a primeira em que a Olívia já entende quando ganha um presente, então fizemos uma caça ao ovo de chocolate pra ela, que se divertiu e se lambuzou. Aproveitamos a brincadeira para fazer um videozinho e mandar para os avós no Brasil.

Por ser um país muito católico, a Páscoa é bastante comemorada por aqui. Basta andar pelas ruas para observar as vitrines decoradas com ovos coloridos e coelhinhos, isso sem falar na infinidade de colombas pascoais nas padarias e confeitarias. As pessoas se desejam Buona Pasqua e o clima é bastante festivo. Esse ano o início da primavera está bem quente e com bastante sol, o que deixa tudo ainda mais feliz.

A semana santa por aqui começa no domingo de ramos, que é o domingo anterior ao de Páscoa, porém o feriado não é na sexta-feira santa, como no Brasil, e sim na segunda-feira após o domingo de Páscoa. Conhecida como Paquetta ou lunedi dell’angelo, literalmente segunda-feira do anjo, uma referência ao encontro do anjo com as Marias no Santo Sepulcro, só passou a ser feriado após a Segunda Guerra Mundial. Para os estudantes a semana santa é muito esperada por causa das férias de Páscoa, que começam na quinta-feira santa, retornando as aulas na quarta-feira após o domingo de Páscoa.

Aqui não se come bacalhau na Semana Santa e a tradição é comer cordeiro no almoço do domingo, em referência clara e direta ao Cordeiro de Deus. E também ao fim da quaresma e da proibição de comer carne.

Durante o final de semana da Páscoa em Turim, acontece um Mercato di Pasqua no Borgo Medievale . O mercado é uma feira com produtos artesanais da região, um excelente passeio para se fazer em família. Para as crianças maiores tem toda uma programação com caça aos ovos entre outras coisas. Nós íamos visitar o mercado hoje após o almoço, mas eu me acidentei batendo a cabeça no parapeito da janela e acabei boicotando nosso passeio. Não foi nada grave e já estou bem.

Bom, é isso. Desejamos a todos uma Feliz Páscoa e que seja, realmente, um renascimento para todos nós!

 

1 Comentário

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*