O que fazer em Turim: 10 Motivos para incluí-la no seu roteiro pela Itália


O que fazer em Turim

Turim é uma cidade cheia de encantos, porém bastante esquecida nos roteiros de viagens pela Itália dos brasileiros. É uma pena, pois a cidade é linda e repleta de coisas para se fazer.  Penso que as pessoas não sabem o que fazer em Turim. Bom, pensando nessa injustiça com a cidade, resolvi listar os motivos para incluir Turim no seu roteiro para a Itália.

1 – Posição Geográfica

Turim está localizada a apenas 1 hora e trem de Milão, é perto de Gênova, da fronteira com a França e aos pés dos Alpes. Uma cidade ideal para quem gosta de fazer bate-voltas.

2 – Arquitetura barroca imponente

O que fazer em Turim

Turim, para mim, é a mais francesa das cidades italianas e isso se dá em função de sua arquitetura barroca, com belíssimos palácios do século XVII e XVIII. Além dos palácios, Turim possui 18 km de arcadas (calçadas cobertas), que enriquecem ainda mais sua beleza arquitetônica e transformam qualquer passeio pelo centro da cidade. Não posso esquecer de falar da obra arquitetônica que é a Mole Antonelliana, o edifício símbolo de Turim.

3 – É uma cidade rica em história

Turim foi a primeira capital da Itália e a família real italiana é daqui. Turim teve um papel importante na história da Itália e para a unificação do país (eu já falei sobre isso aqui). Vindo a Turim é possível tomar um café num dos cafés históricos onde a Unificação italiana ganhou vida ou onde Nietzsche tomava seu sorvete de gianduia. É possível também visitar algumas das residências reais italianas como o Palácio Real, o Palazzo Madama ou Stupinigi (a residência de caça dos Savoia).

4 – Gastronomia deliciosa

Eataly Lingotto

A Itália é um país famoso pela gastronomia, assim como a França. Então é óbvio que Turim, uma cidade italiana tão próxima da França, tem na gastronomia um de seus pontos fortes. Ao visitar a cidade é possível provar a deliciosa bagna caoda, vittelo tonnato, agnolotti, brasato al barollo, etc. Os pratos típicos de Turim são muitos e bem gostosos. Vale a pena fazer um tour gastronômico em Turim. Não posso deixar de falar que o grissini e a bolacha champagne são naturais do Piemonte.

Turim também tem é considerada a capital do slow food e é possível perder algumas horas deliciosas no Eataly Lingotto.

5 – Museus e mais museus

Piazza Castello
Palazzo Madama no centro da Piazza Castello

Turim é uma cidade com museus para todos os gostos. Tem o Museu Egípcio que possui o segundo maior acervo de peças do Egito antigo do mundo, como eu contei neste artigo. Tem o Museu Nacional do Cinema que fica na Mole Antonelliana e que, além de ser passeio imperdível para adultos e crianças, possui uma linda vista da cidade. Para quem gosta de saber como viviam os monarcas italianos tem o Polo Real, que é o complexo de museus onde estão o Palácio Real e a Armeria Real. Em Turim tem também o Museu Nacional do Automóvel para quem gosta de carros (e pra quem não gosta também, porque é incrível), tem o Museu de Arte Oriental, o Museu da Fruta, o Museu de Antropologia Criminal (onde estão os estudos de Cesare Lombroso), entre muitos outros. Não faltam opções quando não souber o que fazer em Turim.

6 – Em Turim tem futebol

Que aqui tem futebol é óbvio, afinal, aqui é a cidade da Juventus. E aqui não é só a terra da Velha Senhora que dispensa apresentações, como também da Torino. E a Torino para quem não sabe já foi o maior time da Itália, mas passou por uma tragédia igual a da Chapecoense. Para quem gosta de futebol, além de assistir a uma partida aqui, é possível visitar o estádio e o museu da Juventus ou o Memorial às vítimas da tragédia de Superga.

7 – É a cidade dos Cafés

cafés históricos de turim

Já contamos que o café expresso é made in Turim e que um dos charmes da cidade são os cafés com suas mesinhas na calçada, como em Paris. Que tal aproveitar sua visita para tomar um Bicerin, um café ou um gelatto num dos cafés históricos de Turim?!

8 – Cheia de árvores e parques

O que fazer em Turim
Parque do Valentino

Turim foi considerada uma das cidades mais verdes do mundo, segundo uma pesquisa do MIT, de Boston. Em todas as ruas existem árvores frondosas, além de praças e jardins arborizados. Para quem gosta de estar ao ar livre, a cidade possui inúmeros parques para um passeio ou um picnic, como o Parque do Valentino ou o Parque Cavalieri di Vittorio Veneto (entre muitos outros).

9 – Capital do design automotivo

Museu do Automóvel de Turim

Para os amantes do design, principalmente o automotivo, Turim é pedida certa. Em dezembro de 2014 a cidade recebeu o título de Creative City for Design da UNESCO. Além do já citado Museu Nacional do Automóvel é possível também visitar o Museu da Pininfarina, que está localizado aqui na província de Turim.

10 – Turim é a capital italiana do chocolate

Pois é, Turim tem tradição na produção e comercialização de chocolates. A gianduia (chocolate com avelãs) foi criada aqui em Turim e na cidade tem diversas lojas de chocolates para os chocólatras se esbaldarem.

Gostaram de saber o que fazer em Turim? É uma cidade com mil e um encantos e atividades. Neste artigo listei apenas algumas das opções que a capital do Piemonte oferece. Tem muito mais, mas para contar tudo seria preciso fazer muitas listas sobre o que fazer em Turim.

 

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*