Praças de Turim: a Piazza San Carlo


Piazza San Carlo

Conhecida como “il salotto della città”, ou a sala de estar da cidade, a Piazza San Carlo é a minha praça preferida de Turim. Muitos devem ter ouvido falar da Piazza San Carlo por causa do incidente que ocorreu no dia da final da Champions League. A praça está localizada no centro da cidade, no eixo da Via Roma entre a Piazza Castello e a Estação Porta Nuova.

Com suas igrejas gêmeas (San Carlo e Santa Cristina) ao fundo e a estátua em homenagem e Emanuelle Filiberto di Savoia a cavalo no centro, a Piazza San Carlo é uma praça quase “fechada”. Nas laterais, sob as arcadas encontram-se lojas de grifes famosas e também alguns dos famosos cafés de Turim. O touro de bronze , que eu falei neste post aqui, fica na Piazza San Carlo.

Os Réveillons em Turim são festejados na Piazza San Carlo, ocasião em que montam um palco entre as igrejas gêmeas. Também é nesta praça que os torcedores da Juventus costumam assistir seus jogos importantes e comemorar seus títulos, por isso foi o palco do triste incidente que citei no início deste artigo.

Piazza San Carlo

História (bem resumida) da Piazza San Carlo

Quando a Casa di Savoia se transferiu para Turim, decidiram expandir a cidade para além das muralhas romanas e medievais. Assim, em 1617, o arquiteto Carlo di Castellamonte foi contratado para projetar uma rua (a Via Nuova, hoje Via Roma) e também uma praça.

A construção da praça iniciou em 1618 e foi concluída em 1638, sendo inaugurada com o nome de Piazza Reale. Por volta de 1650 a praça passou a chamar-se Piazza d’Armi, por ser um local de uso militar. Apenas em 1850 recebeu o nome de San Carlo em homenagem à San Carlo Borromeo, que é uma das igrejas gêmeas que ficam lado a lado na praça.

Localização da Piazza San Carlo

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*