Praças de Turim: A Piazza Castello


Piazza Castello
Palazzo Madama no centro da Piazza Castello

Turim é uma cidade com muitas praças, todas muito bonitas e conhecidas. E muitos dos pontos turísticos da cidade estão localizados em alguma praça ou próximos a uma. Por isso, decidimos fazer uma série de artigos sobre as praças de Turim. E o primeiro será sobre a mais central delas: a Piazza Castello.

Piazza Castello

Situada no meio do centro histórico de Turim, a Piazza Castello é a principal praça da cidade. Chegam a ela quatro importantes vias de Turim: Garibadi, Roma, Pietro Micca e Po. Sua localização é realmente o coração do centro histórico da cidade e a partir dela é possível acessar rapidamente a Catedral de San Giovanni ou andar um pouco mais e chegar à Mole Antonelliana.

Piazza Castello
Palazzo Madama no centro da Piazza Castello

No centro da praça está localizado um suntuoso palácio do século XVII, o Palazzo Madama e Casaforte degli Acaja, patrimônio mundial da humanidade UNESCO. Vários pontos, tanto turísticos quanto políticos, da cidade estão localizados na Piazza Castello. Em sua face norte está o Palazzo della Prefettura, sede do governo de Turim. Na face oeste está a sede da Regione Piemonte. Ainda no entorno da Piazza Castello está o Teatro Reggio e a Igreja Real de San Lorenzo. E é na Pizza Castello que está plantado o Palazzo Reale, que é o palácio real da Casa de Savóia.

Além de todos estes edifícios e museus, é também nas arcadas laterais da Piazza Castello que está localizado o busto de Cristóvão Colombo, que faz parte das superstições de Turim que contei neste artigo.

Um Pouco da História da Piazza Castello

Por volta do século I d.c. era a entrada oriental da Turim Romana, conhecida como Porta Praetoria. Esta porta dava acesso ao Decumano da Julia Augusta Taurinorum. O Decumano era uma via que cortava as cidades romanas em sentido leste-oeste. E achados arqueológicos mostram que o Decumano de Turim é a atual Via Garibaldi.

Na Idade Média, a Porta passou a se chamar Fibellona. Foram construídas 2 torres e uma muralha, que serviam de proteção à cidade. Em 1276, o Marquês de Monferrato derrubou a muralha e a estrutura romana para construir uma residência fortificada. Essa fortaleza foi aumentada e foi construído um Castelo e é por isso que a praça tem esse nome. Em 1583, o arquiteto Ascanio Vittozzi foi contratado para dar a forma atual da praça, levando em conta o palácio no meio e a fortaleza. Em 1605 o palácio medieval do centro da praça foi remodelado, vindo a ser a residência real de Madama Cristina (e por isso é conhecido como Palazzo Madama). Por fim, em 1718 a fachada do prédio foi refeita pelo arquiteto real Filippo Juvarra, ficando com a aparência que tem nos dias de hoje.

Piazza Castello
Piazza Castello no século XIX

A Piazza Castello passou por várias modificações ao longo dos séculos até os dias atuais. Hoje é sem dúvida, o centro histórico e político de Turim e abriga vários pontos turísticos e importantes da cidade.

Localização da Piazza Castello

1 Trackback / Pingback

  1. Polo Real de Turim – In Turim

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*