Roteiro de 1 dia em Turim


Roteiro de 1 dia em Turim

Acredito que para conhecer as atrações principais de Turim é preciso de pelo menos 3 dias, mas eu sei que nem todos dispõe de muito tempo para cada cidade em seu roteiro de viagem. A maior parte das pessoas que vem para a Itália a turismo, dispõe de um tempo reduzido. Pensando nessas pessoas (e em todos que quiserem passar um dia aqui em Turim), montei este roteiro de 1 dia em Turim. Este é um roteiro simples, super maleável e que pode ser feito a pé.

Roteiro de 1 dia em Turim

Manhã:

Chegando de trem em Turim pela estação Porta Nuova, saia pela saída principal da estação que fica na Corso Vittorio Emanuelle II. Atravesse a rua, passe pela Piazza Carlo Felice até chegar na Via Roma. Aproveite para olhar as vitrines sob as arcadas de uma das ruas comerciais mais charmosas de Turim. Caminhe pela Via Roma até a Piazza San Carlo, conhecida como a “sala de estar da cidade”.  Não se esqueça de procurar o touro de cobre na frente do Café Torino para cumprir uma das superstições da cidade. Tome um café no Café San Carlo ou no Café Torino e siga em direção ao Museu Egípcio virando à direita na Via Maria Vittoria e em seguida à esquerda na Via Accademia delle Scienze. Aproveite sua visista ao museu com o 2º maior acervo de peças do antigo Egito do mundo.

A visita ao Museu Egípcio consumirá o restante de sua manhã e ao sair já será hora do almoço. Siga à direita pela Accademia delle Scienze por três quadras até chegar na Piazza Castello. No caminho e nas arcadas do entorno da praça existem muitas opções de restaurantes para o almoço, entre elas o Baratti & MIlano ou o Mc Donalds. Opções para todos os gostos e bolsos.

Tarde:


Após o almoço, a dica é passear um pouco pela Praça Castello, atravessá-la até os portões do Palazzo Reale, caminhar sob as arcadas à direita até encontrar o busto de Cristóvão Colombo e cumprir outra superstição da cidade. Depois retorne para o Palácio e entre na passagem que fica à esquerda e leva até a Catedral. Visite a Catedral onde está guardado o Sudário e ao sair da igreja descanse no jardim em frente onde ficam as ruínas romanas e a Porta Palatina. Pegue o mesmo caminho de volta até o Palácio Real e visite o complexo do Polo Real de Turim.

A visita ao Polo Real é bastante extensa, pois são 4 grandes espaços de visitação. Ao sair do museu, caso seu trem saia cedo, retorne pelo mesmo caminho que você fez pela manhã para a estação Porta Nuova. Só não deixe de tomar um gelato na La Romana, no caminho de volta à estação, na Via Maria Vittoria ao lado da Piazza San Carlo.

Polo Real de Turim

Final da Tarde

Caso seu trem saia perto das 22 horas ou você vá dormir em Turim, ainda dá tempo de visitar o Museu Nacional do Cinema e ver Turim do alto da Mole Antonelliana. Saindo do Palácio Real siga à esquerda pelas arcadas contornando a Piazza Castello até chegar na Via Po. Desça pela Via Po, vire à esquerda na Via Montebello e caminhe menos de 2 quadras até a Mole Antonelliana. Aproveite sua visita ao Museu do Cinema e não deixe de subir no topo da Mole com o elevador panorâmico. A vista é inesquecível.

Museu Nacional do Cinema
Mole Antoneliana onde funciona o Museu Nacional do Cinema

Ao terminar a visita, se você ainda tiver energia, caminhe volta pela Via Montebello até a Via Po e desça (à esquerda) em direção ao Rio Po e a Igreja Gran Madre di Dio. Quase na beira do rio está a Piazza Vittorio Veneto, que é uma das maiores praças da Europa, faça um apericena* em um dos muitos bares e cafés do local ou caminhe pela beira do Rio.

Depois é só voltar pelo mesmo caminho de vinda (Via Po – Piazza Castelo – Via Roma – Piazza San Carlo – Via Roma – Estação Porta Nuova) ou ir para o hotel descansar.

*Apericena: é literalmente aperitivo com jantar (cena). Normalmente pelo preço do 1º drink você pode se servir a vontade de um buffet bem variado, com queijos, frios e até massas.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*